choque de gestão

Sunday, September 09, 2007

Delay mental

CPMF, privatização da Vale do Rio Doce, princesa Diana. Será 1997 o verdadeiro ano que não terminou, em substituição a 1968? A supor pelas manchetes dos últimos dias há apenas duas opções: ou 97 continua, dez anos depois, repercutindo no dia-a-dia da República ou nunca antes neste país faltou tanto assunto entre governantes, imprensa e leitores.

Desconfio que seja a segunda opção. Sim, porque o agenda setting _"a pauta de assuntos ditada pela mídia e que faz a cabeça de leitores, ouvintes, telespectadores e internautas", na definição do Observatório da Imprensa_ dos últimos dias não se restringe a apenas 1997. Infelizmente. Quem ainda lê jornais e sites se deparou nas últimas semanas com assuntos, digamos, ''soooo last year''. Falou-se de cassar a concessão da Globo, de Jango culpando os EUA pelo golpe de 64, de militares defendendo a Lei da Anistia, da crise do Corinthians... E por aí vai.

Enquanto alguns casos foram alçados ao alto de página devido a efemérides (Lady Di, Bono Vox x Pavarotti, 11 de Setembro), outros voltaram ao notíciario por puro delay mental. A Igreja Católica defende em suas capelas a reestatização da Vale. Como assim, meu Deus? Pichações fresquinhas de "a Vale é do povo" se confudem nas paredes de São Paulo com as já desgastadas "fora FMI". O PT apóia.

Outro caso de delay mental que pipocou nesta semana foi a não-renovação da concessão da emissora deixada por Roberto Marinho. No dia 5 de outubro, """"movimentos sociais"""" como UNE, MST, CUT e, claro, CNBB fazem ato contra essa ameaça à democracia e à desigualdade que é a Globo. Não irei me surpreender quando vir e ouvir o clássico "o povo não é bobo; abaixo a Rede Globo". Ah, o PT também apóia.

Alguns assuntos, no entanto, ficam pendurados nas manchetes por pura insistência dos agentes que participam destes. Há dez anos discute-se neste país a CPMF, que há dez anos é uma contribuição PROVISÓRIA sobre movimentação financeira. Ao contrário do ''imposto do cheque", o tema militares-ficam-chateados-com-notícias-sobre-tortura deveria ser facilmente ignorado. A cada seis meses, as tais Forças Armadas nos lembram como este país já foi pior.

Fora da mesmice do agenda setting, há acontecimentos pra lá de emocionantes como mensaleiros, Parapan, elite branca cansadinha, corpo-a-corpo do Renan, bolha imobiliária nos EUA...

Para não sentir saudades das operações da Polícia Federal, do aquecimento global ou do crescimento da China, vale a pena considerar a sugestão do antenadíssimo digníssimo presidente Lollo, que, na semana retrasada, sugeriu que seja feito um "debate nacional" sobre o caju, essa fruta, que, segundo ele, foi vítima de um "erro histórico". Ou é o caju ou é "quem matou Taís?". Pode escolher.

++++

Este post foi inspirado no último piloto do programa "Santa Cecília Connection".

1 Comments:

At 8:47 PM, Blogger Palácio Confuso said...

militares-ficam-chateados-com-notícias-sobre-tortura
HAHAHAHAHAHAHAHA.

 

Post a Comment

<< Home