choque de gestão

Wednesday, January 17, 2007

A unha-monstro

Eu tenho uma unha-monstro. Uma coisa assim Slot do "Goonies". Tudo porque prendi o dedão da mão direita na porta do carro, voltando de uma noitada, um pouco já sem reflexo, é verdade. E isso já faz quatro meses. E desde então venho colecionando comentários sobre a coitada, que ainda não cresceu totalmente para substituir a que caiu.
O primeiro deles nem foi exatamente um comentário. Foi mais que isso. O dedo latejava no dia seguinte, estava todo inchado, doendo horrores. Horrores. E eu, trabalhando _na antevéspera do primeiro turno da eleição_, não conseguia ter ânimo para me dirigir à farmácia. E então um amigo, um homem, um gentil, se ofereceu para me acompanhar até a drogaria da Barão de Limeira. Companhia, de quem se preocupa. Fomos, compramos o remédio e subimos. E o dedo parou de doer para todo o sempre.
A unha foi ficando preta, roxa e foi crescendo uma por baixo. Não ficou exatamente agradável de se ver. Mas a vida continua. E num encontro, quase blind date, outro gentil viu o dedo seqüelado e tascou um beijinho, daqueles que também ajudam a curar.
Algum tempo depois mostrei a evolução no meu dedo para um íntimo, ex-gentil. Muito mais íntimo que todos os outros, sua reação foi uma cara de nojo, acompanhada de "eca, não quero ver". Interessante. Reservei.
Ela começou a cair mesmo em dezembro, ficou uma unha meio nova e outra meio velha, roxa, no mesmo dedo. Passei a usar um band-aid para não assustar as crianças. Os comentários acabaram. No dia 31 de dezembro, a unha velha se foi, deixando somente metade de uma unha nova, nascendo torta, defeituosa. Aposentei o band-aid e assumi a imperfeição.
Dias depois já nem lembrava dela. Exceto quando visitei a manicure. Como ela estava pequena, achei melhor não pintar de vermelho, para não chamar mais atenção. Fomos de clarinho. E foi assim que, do nada, sem nenhum estímulo, ouvi de um ainda mais gentil que olhava a minha mão direita: "Então é esse o seu defeito?". Foi o suficiente para eu voltar a pintar a mão toda de vermelho. E a olhar para ela sorrindo.

10 Comments:

At 6:13 PM, Blogger Bernardo Esteves said...

Tenho um fascínio quase mórbido por esses acidentes de percurso e os rastros que eles vão deixando. Certa vez perdi a unha de um dedão do pé - a unha praticamente inteira de uma vez, num infortúnio que já nem me lembro ao certo qual era. Me lembro sobretudo do processo de regeneração - foram alguns meses até que ela crescesse por completo. Documentei tudo, num ritmo mais ou menos quinzenal: estivessem minhas fotos de papel ao meu alcance e eu não teria resistido à tentação de escanear tudo e compartilhar com você.

 
At 8:31 PM, Anonymous Anonymous said...

... que gostaria do vermelho ver.

 
At 9:46 PM, Anonymous Anonymous said...

eu também tenho esse problema...
Uma unha nova também começou a nascer em cima da minha unha velha, e assim como a sua, nasceu torta e defeituosa. Só para especificar, ela tem uma protuberância.
O problema, é que depois da unha velha cair, começou a nescer outra novamente. Hj tomei coragem, e antes da unha velha cair eu mesmo a tirei, e espero que não comece a nascer outra de novo.

 
At 11:47 AM, Anonymous Anonymous said...

hj eu não suportei e terminei de extirpar a unha do dedão do pé que tava presa por um fio apenas. Quase morri ao ver o que ha por baixo: uma unha malformada nascendo, horrivel........mas, vou acompanhar tudo e ver oque vai acontecer nos proximos meses de vida da minha horrivel unha nova.

 
At 11:48 AM, Anonymous Anonymous said...

Será que algum dia a unha vai nascer normal? ou vou ter que usar um esparadrapo pra sempre? pra não assustar as crianças tb???????rsrsrsrsrs

 
At 7:55 PM, Anonymous Anonymous said...

já tive isso de unha monstro. Experimente cortar a unha com cuidado, claro, quase toda até onde for possivel. Comigo deu certo. A unha tem de crescer direita. A minha finalmente cresceu direita.

 
At 12:11 AM, Anonymous Anonymous said...

mohit creations valconx cicourels identifies hideous analgesics depicted rusting project iguana
semelokertes marchimundui

 
At 11:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi. tenho 15 anos e tb tenho a unha monstro nos dois dedos do pé. estou assustadissima e tenho medo de ir ao medico :$ o aspecto de uma delas está mesmo horrivel, não sei que fazer :S que conselho me dariam?

 
At 5:49 PM, Anonymous naina said...

eu perdi totalmente a unha do dedão do pé, apos bater o dedo no cANTinho da cama.... ficou so a pele fiz um curativo no hospital, quando fui no outro dia trocar o tal curativo a gase grudou o dedo tive q fazer uma "peq. cirurgia" e ficou só a carne viva!!! tenho fotos no orkut... e comentarios nada bonitos...
ela emorou 7 meses para crescer totalmente, mas nsceu escura grossa e parece q é meio descolada... ainda doi um pouco quando pressionada!!!!

 
At 8:49 PM, Blogger Suspenso said...

Adorei ler isso. Há uns dois meses o meu dedão da mão direita foi prensado numa gaveta que eu fechei com pressa. A dor foi tanta que eu quase desmaiei. Quase não consegui dormir naquela noite, mas nos dias seguintes a dor foi embora e o sangue pisado foi aumentando. A unha ficou quase toda preta, menos um pouquinho na ponta (que bizarro relatar uma coisa tão pessoal e detalhes tão inúteis!).
Bom, isso tudo pra dizer que depois de dois meses andando com um esparadrapo ou bandaid pra evitar que a unha prendesse em alguma coisa (ainda estava meio colada pelo sangue pisado, éca), mergulhei a unha em água oxigenada e o sangue pisado foi saindo. A unha descolou, e, por baixo, tcharam! uma unha monstro ahaha! E agora?! Será que vai nascer normal um dia? Eu já tinha perdido a unha do dedão direito (o portão da faculdade - Unesp Assis - passou em cima e arrancou-a inteirinha) e nasceu normal. Mas agora eu tenho uma unha monstro e esperança de que ela se regenere da sua monstruosidade.
Um beijo tchau.

 

Post a Comment

<< Home